Home / CTB / Diretoria do SEEB/VCR participa do 6º Congresso Nacional da CTB

Diretoria do SEEB/VCR participa do 6º Congresso Nacional da CTB

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), representada pelos diretores Alberto Barbosa, Carlos Alberto e Leonardo Viana, está em Salvador participando do 6º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que acontece de 6 a 9 de agosto. O evento reúne lideranças sindicais de todo o país para discutir os desafios e perspectivas da classe trabalhadora no cenário nacional e internacional.

Entre os principais temas em debate estão a atualização do plano de lutas da CTB, a análise do Documento Base e a aprovação da Carta de Salvador. O documento expressa a rejeição da entidade ao aumento de 50% nas tarifas de produtos brasileiros decretado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de reforçar a defesa da soberania nacional e de um modelo de desenvolvimento com foco na valorização do trabalho.

A programação inclui ainda o Seminário Internacional, marcado para a manhã do dia 7 de agosto, com a presença de cerca de 50 representantes de organizações sindicais de outros países. Além disso, o congresso será encerrado com a eleição da nova Direção Nacional e do Conselho Fiscal da entidade, que terão mandato até 2029, além da votação das resoluções e moções aprovadas durante os debates.

Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR, ressalta a importância da participação ativa do sindicato nesse processo, em conjunto com as demais entidades e sob a orientação estratégica da CTB: “Este é o momento de fortalecer nossa unidade e ampliar nossa capacidade de luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora. O 6º Congresso Estadual e Nacional da CTB está ocorrendo com uma expressiva participação de representantes dos trabalhadores de diversos setores da Bahia e do país. Isso reflete dois importantes pontos que devemos observar: primeiro, consolida a CTB Bahia como a maior e mais organizada central sindical do Estado, confirmando sua posição como maior seção estadual da CTB nacional; segundo, demonstra a força da união dos trabalhadores e trabalhadoras na defesa de suas pautas prioritárias, especialmente nos enfrentamentos que teremos no Congresso Nacional, como a implementação da isenção do imposto de renda para salários de até cinco mil reais, o fim da escala 6×1, e a defesa da nossa democracia e soberania nacional como pilares irrenunciáveis da nossa sociedade e do Estado Democrático de Direito.”

Veja Mais!

CTB completa 17 anos e aprova plano de lutas para 2025

A celebração ocorreu durante a 10ª Reunião da Direção Nacional, que começou na quarta (11) …