O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região convoca seus associados do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal para participarem da eleição de delegados sindicais.
As inscrições devem ser feitas entre 19.06.23 a 07.07.23, na sede do Sindicato (Rua Dois de Julho, nº 122 – Centro) ou digitalizadas e enviadas pelo e-mail: [email protected]
Os candidatos devem fazer parte da categoria há, pelo menos, um ano e ter, no mínimo, seis meses de filiação ao Sindicato. Em caso de empate, será aplicado o critério por maior tempo de filiação ao SEEB/VCR para desempate.
A votação acontecer de forma presencial nas agências da base de 19 a 27.07.23. Os delegados eleitos cumprirão mandato de um ano no período de 19.08.23 a 18.08.24. A posse dos delegados sindicais irá ocorrer no dia 19.08.2023.
Banco do Brasil:
Serão eleitos quatro delegados em conformidade com a regulamentação da Cláusula 56ª – Representante Sindical de Base, Art. 2º em suas letras a e b, que integram o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024.
Banco do Nordeste:
Será eleito um delegado para cada grupo de 50 empregados por unidade, assegurado o mínimo de um representante.
Caixa:
Os delegados serão eleitos com base na quantidade de empregados lotados em cada unidade, observada a seguinte proporção: Um delegado sindical até 100 empregados, garantindo um representante por unidade.
👉🏽Clique aqui para baixar os editais
Papel do delegado ou delegada Sindical
O delegado ou delegada sindical é o elo entre o sindicato e o setor de trabalho. É através do dele que muitas informações chegam à diretoria colegiada e também, da diretoria colegiada para os trabalhadores nas várias unidades. Nos momentos de mobilização e enfrentamento, é um importante sujeito de ação nos embates da luta capital x trabalho.
Tendo o delegado sindical o papel de fiscalizar e denunciar para a diretoria colegiada os desmandos que a empresa comete nos locais de trabalho, este deve participar dos eventos promovidos pela diretoria do sindicato para se manter informado a respeito das lutas da categoria. Sabendo sempre que o seu dever é viabilizar e contribuir para as ações do sindicato nos locais de trabalho melhorando assim, a prática e atuação sindical!
Como representante direto, o delegado sindical atua em seu local de trabalho como presença viva do próprio sindicato. Com a incumbência de representar, defender, ouvir e estimular os seus colegas, o delegado passa a ser um fiscal dos direitos e deveres dos trabalhadores filiados. A ele cabe a obrigação de observar o ambiente de trabalho, zelar pelo bom relacionamento entre os filiados e apontar as dificuldades encontradas pelos trabalhadores e trabalhadoras. O delegado sindical é fundamental para a construção da luta coletiva dos trabalhadores.