O processo democrático de uma entidade sindical é fundamental para representar os anseios da categoria. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou, na última terça-feira (2), o processo eleitoral que definirá a próxima Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, com a divulgação do Edital de Convocação para inscrição de chapa.
O prazo estabelecido para o registro de chapas é de até 30 dias após a publicação do edital, encerrando assim no dia 2 de outubro, às 18h, conforme predispõe o Estatuto.
Para participar do pleito, os candidatos devem possuir 18 anos completos e estar na plenitude de sua capacidade civil, em pleno gozo de seus direitos sociais na data da publicação do edital, além de não estar incurso nas restrições legais para o exercício de cargos diretivos em Associações, conforme a Lei nº 10.406/2002. Também devem ter concluído, no mínimo, de um ano de ingresso na categoria e seis meses de filiação ao Sindicato.
O requerimento de inscrição – juntamente com as fichas de qualificação dos candidatos – deverá conter a relação, bem como as suplências. Dentro do período estabelecido, um funcionário do Sindicato habilitado para o atendimento, prestação de informações relativas ao processo eleitoral, recebimento de documentação e fornecimento do protocolo, estará disponível na sede da entidade, durante o horário de funcionamento.
Quaisquer dúvidas que surjam sobre o processo, poderão ser sanadas em contato com a secretaria da entidade.
A eleição está prevista para ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro, na sede do Sindicato e nas agências bancárias, observando-se o roteiro das urnas itinerantes elaborado pela Comissão Eleitoral.