A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe reuniu a diretoria, trabalhadores, parlamentares e lideranças sociais e sindicais na noite da última sexta-feira (12/8), para a reinauguração de sua sede, que a partir de agora se chamará Euclides Fagundes Neves, em homenagem ao ex-presidente da entidade, que teve papel de destaque para seu fortalecimento após a ditadura militar.
A Feebbase nomeou também o seu auditório de José Souza de Jesus, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, falecido em 2014, que foi secretário geral da Federação e uma liderança de grande importância para a luta da categoria na Bahia e Sergipe.
O ato de inauguração foi muito representativo, com a participação dos deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida; da deputada estadual Olívia Santana; da secretária de Política para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira; da diretora de Planejamento eleita da Previ, Paula Goto; do presidente da CTB Sergipe, Adêniton Santana; do vice-presidente da CTB Bahia, Emanoel Souza, a além dos presidentes e diretores de todos os sindicatos de bancários da Bahia e de Sergipe.
Emoção
O evento foi marcado também pela emoção de Euclides Fagundes, que agradeceu pela homenagem e lembrou como foi o movimento para conseguir tirar a Federação das mãos dos antigos dirigentes, que eram subservientes ao regime militar, construindo um novo modelo de atuação mais democrático e voltado para a defesa dos direitos dos bancários.
A viúva de Jose Souza, Niúra Belfort, também se emocionou com a homenagem ao companheiro, destacando que a Federação era uma das casas do marido, juntamente com o Sindicato de Sergipe, a CTB e o PCdoB.
Em sua fala, o presidente da Feebabse, Hermelino Neto, ressaltou a relevância de Euclides e Souza para a história da Federação e do movimento sindical bancário. Para ele, dar à sede e ao auditório os nomes destas lideranças é uma forma de agradecer pelo trabalho deles e manter essa memória viva.
Neto destacou ainda a importância da reforma geral feita no prédio da Federação neste momento. “Mais que uma reforma da estrutura física, o nosso objetivo foi uma renovação para preparar a entidade para os novos desafios que virão, com a preservação do patrimônio para que as próximas gerações possam prosseguir com a luta em defesa dos direitos dos bancários. É também uma forma de renovar a disposição dos atuais dirigentes para fazer a luta neste momento crucial em que estamos vivendo, com tantos ataques aos direitos dos trabalhadores e à democracia”.
A reforma da sede da Federação começou com a instalação de painéis de energia solar, em 2021. Este ano, foi construída uma rampa de acesso na entrada, para garantir acessibilidade ao prédio; a fachada foi toda renovada, com colocação de pastilhas na frente e nas laterais; foram instalados equipamentos modernos de segurança; o prédio foi todo pintado, com renovação do sistema de ar condicionado e do mobiliário, além de outras melhorias em todo o imóvel.
Fonte: FEEB/BA-SE.