Entre os dias 7 e 8 deste mês, bancários de todo Brasil estiveram reunidos no Encontro Nacional dos Bancos Privados, que aconteceu em São Paulo.
O evento faz parte do calendário de construção da Campanha Salarial 2016 e teve como objetivo debater as minutas com reivindicações específicas dos bancários do HSBC, Bradesco, Itaú e BMB.
Representando a base de Vitória da Conquista e Região, estiveram presentes no encontro os diretores Jornan Almeida (Bradesco), Sarah Sodré (HSBC) e Carlos Alberto Gonçalves (Itaú).
Minutas de reivindicações específicas
Após discutirem os problemas comuns em todo país, os bancários do Bradesco formularam uma minuta específica com oito prioridades, são elas: emprego, auxílio-educação, adiantamento de férias, plano de cargos e salários, remuneração total, segurança bancária, plano de saúde e seguro saúde, fim do assédio moral e metas abusivas, e promoção.
Já os funcionários do Itaú se dividiram em três grupos de trabalho para debater as reivindicações sobre remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho.
Por conta do processo de compra do banco, os bancários do HSBC abordaram, principalmente, a garantia dos empregos e dos direitos. A minuta resultante da discussão também inclui demandas como PCS (Plano de Cargos e Salários), segurança, previdência complementar, plano de saúde.