A defesa da Cassi foi amplamente discutida, bem como ações preventivas ligadas à saúde da categoria.
O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil aconteceu no último sábado (28), em São Paulo, e contou com a representatividade dos bancários da base do SEEB/VCR por meio da vice-presidente do Sindicato, Larissa Couto e Gabriel Caires, delegado Sindical do BB/Brumado.
A atividade faz parte do calendário em defesa da Cassi, definido durante o 30º Congresso Nacional dos Funcionários do BB. Entre os destaques nas discussões estavam os sistemas de saúde privado e em autogestão no atual cenário político, histórico e situação da Caixa de Assistência, além da importância de ações preventivas na saúde dos funcionários do BB.
“Neste encontro ficou evidenciada a importância da participação permanente dos trabalhadores na estratégia de atuação da Cassi e os desafios da autogestão na atual conjuntura que se encontra o Brasil. Durante os debates foram expostos os sérios riscos que os planos de saúde de empresas estatais, correm com a Resolução 23 da CGPAR. Com o propósito de reduzir os custos das estatais, a medida impõe as regras do mercado privado aos planos de saúde de autogestão”, destaca Gabriel Caires, bancário do BB.
Para a vice-presidente do SEEB/VCR, Larissa Couto, é preciso união na defesa do plano. “Todos nós precisamos proteger a Cassi porque tem viabilidade financeira e um custo inferior a qualquer outro plano de saúde do mercado que estabeleça os mesmos critérios, além de estar em dia com suas obrigações, mesmo com o regime de direção fiscal. A situação da Cassi requer atenção, mas não vamos aceitar chantagem e terrorismo barato feito pelo banco. Qualquer proposta que retire direitos será rechaçada pelos funcionários”.