Foi realizado no último fim de semana, em Saubara, no Recôncavo Baiano, o 4º Encontro da Juventude Bancária da Bahia e Sergipe. O evento contou com a participação de bancários da base do SEEB/VCR.
O encontro serviu como preparação para a Conferência Nacional da Juventude, e teve como temas principais “A Democratização da Mídia”,”Sistema Financeiro Nacional” e “Políticas Públicas para a Juventude”.
Os participantes fizeram debates políticos e elaboraram propostas que serão levadas para aprovação na Conferência Nacional. Três propostas foram eleitas como prioritárias: a taxação de grandes fortunas em lugar do ajuste fiscal; a democratização da mídia com o fim do monopólio das concessões e inserção de programas culturais e educativos nas programações; e garantia de emprego para o jovem, com a ratificação de resoluções da OIT, que impedem demissões imotivadas e fortalecem a organização sindical, além do posicionamento contra o Projeto de Lei da Terceirização.
Para a diretora executiva da Federação e membro da Comissão da Juventude, Daniele Couto, o evento foi bastante produtivo. “O encontro foi muito importante porque os jovens presentes se mostraram dispostos a enfrentar o debate político e construir uma sociedade mais igualitária. O debate foi muito intenso, com várias propostas de melhoria na vida dos jovens e dos trabalhadores em geral”, afirma.
A terceira edição da Conferência Nacional da Juventude acontecerá entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília, e tem como objetivo atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do país, reconhecer e potencializar as formas de expressão dos jovens bancários. As propostas elaboradas nesta etapa serão utilizadas como subsídio para a elaboração do Plano Nacional da Juventude.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "