O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu entre os dias 18 e 20 de maio, encontros da categoria com Juliana Donato, representante dos bancários no Caref –Conselho de Administração do Banco do Brasil; e Humberto Almeida, Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi. As reuniões aconteceram nas agências do BB de Brumado, Vitória da Conquista e Itapetinga.
Juliana Donato explanou sobre seu trabalho no Conselho e seus principais obstáculos, além das dificuldades enfrentadas pela categoria no BB, como a cobrança abusiva de metas e o assédio moral, o individualismo presente nas relações corporativas e a postura do banco, que hoje adota um perfil mais de instituição privada que de instituição pública.
Humberto Almeida abordou a crise orçamentária pela qual a CASSI vem passando e como isso gera impactos nos bancários. O diretor apontou a má gestão como a maior causadora dos processos e autorizações emperrados na Cassi, além de destacar o aumento nos gastos gerados por adoecimento no trabalho.
Na oportunidade, em Vitória da Conquista foi realizado um café da manhã após a reunião, como uma forma de promover a troca de ideias entre a categoria. De acordo com o bancário Daniel Caires, ter contato com estes representantes estimula uma maior participação dos colegas. “Eu acho que a aproximação de lideranças de outro âmbito, além do regional, é muito importante, é um prestígio para os bancários. A gente aproveitou o encontro até para fundir com uma outra reunião entre os gestores, para transmitir essas informações discutidas às várias camadas de decisão no banco”, ressalta.
Esta foi uma forma que a diretoria do SEEB/VCR encontrou para fortalecer a mobilização da categoria na luta por melhorias nas condições de trabalho. Para a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, o engajamento e a participação nas reuniões reforçam o entrosamento necessário entre os bancários e seus representantes para reforçar as lutas da categoria. “Ter a presença de lideranças nacionais aqui na nossa base reforça a importância da mobilização diária nos locais de trabalho. Juliana e Humberto trouxeram importantes reflexões sobre o atual cenário do funcionalismo BB e nos motivou a cobrarmos do banco ações efetivas para a melhoria das relações de trabalho. O SEEB/VCR demonstra, com essas reuniões, que o entrosamento com a oposição bancária fortalece a luta pelos interesses da categoria e contra o aparelhamento partidário das entidades representativas”, conclui.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "