Home / Banco do Nordeste / Entre os dias 25 e 26, vote NÃO na proposta de alteração do estatuto da Camed

Entre os dias 25 e 26, vote NÃO na proposta de alteração do estatuto da Camed

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) iniciou uma consulta ao seu corpo funcional com o objetivo de promover uma reforma no estatuto do plano de saúde dos funcionários, a Camed, sem negociação prévia com os trabalhadores e com os representantes dos empregados.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, assim como a Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, orienta que os trabalhadores do Banco do Nordeste votem NÃO na proposta de reforma do estatuto da Camed, que acontece nos dias 25 e 26 de agosto.

A principal mudança da reforma proposta é a exclusão da figura da entidade mantenedora. Atualmente, o patrocínio da caixa de assistência médica dos funcionários do BNB ocorre de forma paritária entre Banco do Nordeste e funcionários do BNB. Este ponto gerou dúvidas sobre como será mantido o custeio em um possível risco de insolvência na operação do plano, visto que hoje a entidade mantenedora do plano de saúde é o banco.

O diretor do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região e funcionário do BNB, Carlos Alberto Placha, faz um chamado aos funcionários da ativa e aposentados para que se somem a essa luta, pois não é possível ficar indiferente diante da situação que traduz ameaça à sua Caixa Médica. “A alteração do estatuto, proposta pelo Conselho de Administração do BNB, afim de retirar o banco como mantenedor da Camed, atendendo a resolução CGPar nº 23, é muito prejudicial à nossa Caixa Médica. Se a Camed, por ventura, entrar em uma situação de crise financeira, o banco ficaria desobrigado da responsabilidade de aportar recursos nela. Temos que lembrar do que aconteceu no plano Camed Vida, em 2014, que quase levou à quebra da nossa Caixa Médica. Nessa época o banco fez um aporte de cerca de R$ 90 milhões. Por isso, é importante o VOTO NÃO nesta consulta, para tentar preservar um direito adquirido e para manter o maior bem do BNB, que é a saúde dos seus colaboradores. Portanto, colegas, em agosto vote NÃO nessa consulta”, conclui.

Veja Mais!

BNB apresenta poucas respostas para as demandas dos funcionários

Na sexta rodada de negociação específica da campanha nacional 2024, realizada nesta sexta-feira (16/8), em …