O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza na próxima quinta-feira, 14, a Assembleia Geral Ordinária para prestação das contas referentes ao exercício de 2015. Para falar sobre a situação financeira da entidade e como os bancários podem contar com a transparência da instituição, nós conversamos com o diretor Financeiro do SEEB/VCR, Jornan Almeida.
Como o sr. Avalia a situação financeira do Sindicato no exercício dos últimos 12 meses? Avalio de maneira positiva, com organização e equilíbrio entre receitas e despesas. Estamos buscando manter o mesmo trabalho de controle, realizando nossas atividades em sintonia com o planejamento efetuado, sempre em direção à ampliação da participação da categoria.
O orçamento que foi preparado para o ano de 2015 sofreu muitas alterações? Algumas áreas sofreram discretas alterações, principalmente aquelas que têm participação direta dos bancários e aquelas que dependem de demandas judiciais, ressaltando o pagamento da terceira parcela da ação rescisória do Banco Econômico, que impactou no exercício de 2015.
Quais as principais áreas de investimento do SEEB/VCR durante o período mencionado? Tivemos a ampliação da participação nas atividades direcionadas à Campanha Salarial, lazer e esporte, a expansão das manifestações em defesa dos bancos públicos e os trabalhos realizados na base, pois continuamos viajando semanalmente atuando no atendimento das questões pontuais dos profissionais. Contabilizamos mais de 60.000 km percorridos no exercício do último ano.
Como os bancários podem ter acesso às contas da entidade? As contas estão disponíveis na sede do SEEB/VCR. Todos os documentos e relatórios contábeis de encerramento do exercício de 2015 já estão cadastrados na transparência no sistema do Sindicato, bem como o balancete mês a mês e o balancete geral do exercício. Em breve os associados receberão a senha de acesso por email.
Qual a importância da participação dos bancários na assembleia de quinta-feira, dia 14? É importante que todos participem para acompanhar detalhadamente a gestão do SEEB/VCR e sua transparência financeira. Na assembleia, o bancário pode verificar se houve atendimento dos compromissos estabelecidos no planejamento e fiscalizar os rumos dos recursos da categoria.
As opiniões expressas na entrevista não refletem, necessariamente, o posicionamento da diretoria do SEEB/VCR.