Gabriel Barbosa Caires – BB/Brumado
Sendo o primeiro elo entre os trabalhadores da base e o Sindicato, o delegado sindical, torna-se a força fundamental para organizar a luta e a mobilização desses trabalhadores, tendo como missão, incentivar o debate das questões dos direitos trabalhistas, da convenção e do aditivo da categoria, atuando na observância do cumprimento destes. Neste sentido, vejo com grande expectativa este pleito, com a participação plena de todos os bancários, na livre escolha dos novos delegados.
Carla Saúde – BB/Tanhaçu
Vejo hoje a necessidade de nos fazermos mais presentes nas questões que dizem respeito a toda a classe bancária. A luta por direitos e por melhores condições de trabalho não pode ser centralizada, e o delegado se faz importante nesses momentos de ouvir os colegas e seus interesses, bem como de levar a conhecimento as lutas e conquistas da categoria. Fazer esse elo entre funcionários e Sindicato, esse é o papel do delegado Sindical.
Igor Sena Olegário – BB/Régis Pacheco
Acredito que o delegado Sindical é um elo entre o Sindicato e o trabalhador, pois no cotidiano bancário é onde a luta de classes e as relações de poder e força se expressam. Ao meu ver, o delegado deve observar o que se passa, analisar os fatos de forma crítica e repassar as informações. O Sindicato usando das prerrogativas de entidade de classe representativa, ciente dos acontecimentos, irá mediar os conflitos inerentes a relação capital x trabalho. Enfim, 2016 é nós e “tamo” junto nessa luta.
Clóvis Ferraz – BB/Ibicuí
A eleição para delegado Sindical é de fundamental importância para compor uma linha de progressão do pensamento sindical, para nortear os ideais e se mostrar mais eficiente. O Sindicato mostra, assim, trabalhar com a mente aberta, de olho no futuro, para ter maior força e eficiência nas mobilizações e assim defender os direitos dos bancários.
Acredito na importância da condição de ser delegado Sindical, haja vista que somos o elo da categoria com a causa sindical, onde apresentamos as demandas dos colegas, seus anseios, bem como a luta diuturna a fim de proporcionar aos colegas melhores condições de trabalho em suas dependências. Fazendo um movimento sindical apartidário, voltado somente e para a nossa categoria, acredito sim, que possamos desempenhar um profícuo trabalho em prol dos colegas do BB.
Miguel Ribeiro – BB/Vitória da Conquista
A eleição para delegados sindicais é muito importante, pois se trata da escolha de representantes para lutar e defender os interesses dos bancários durante o mandato qual estará investido. A luta do delegado vai desde aspectos mais simples, que vai desde o cotidiano até casos mais complexos que exigem a intervenção do delegado sindical a fim de defender os colegas em conflitos com os patrões.
A expectativa é muito boa, tendo em vista que se trata de um pleito democrático, onde serão eleitos aqueles que foram escolhidos pelo processo eleitoral. Acredito que os novos delegados sindicais eleitos, terão de desempenhar um papel mais ativo, ante o cenário ameaçador que se apresenta. O país vive uma crise profunda (política e moral) que poderá afetar duramente a classe bancária e também de milhares de trabalhadores. É importante todos ficarem atentos aos ataques que certamente virão de um congresso conservador, que se aproveita da situação para atacar os trabalhadores de uma forma geral, onde temos um governo enfraquecido por seus próprios erros e com o agravante de nossos representantes estarem nitidamente em desvantagens em questão de números, tudo isto decorrente da quebra de alianças e de interesses diversos em face do contexto político vivido pelo país, aonde cada um vai para o lado mais conveniente. Pedimos atenção a todos para lutarmos por nossa classe, pois temos consciência que a crise política e moral que assola o país é muito séria.