Wilton Barbosa Reis – BB/Brumado
Essa reunião promovida pelo Sindicato se torna produtiva quando são colocados em prática os nossos anseios. No momento, nosso principal anseio são as melhorias da Cassi, justamente porque, praticamente, não existe Cassi aqui em Brumado. Em relação ao Caref, eu realmente não tinha conhecimento da restrição de atuação. Depois disso vejo que nosso objetivo deve ser a luta pela participação do representante nas discussões, sem restrição de conteúdo e voto. Não podemos aceitar que o banco determine o que é conveniente ter conhecimento. Muito importante o Sindicato realizar essa reunião aqui em Brumado porque não temos um canal direto de contato com essas representações e esse encontro viabilizou isso. Foi um momento onde pudemos nos manifestar.
Marcília Araújo – BB/Vitória da Conquista
Participei do encontro com Juliana Donato e Humberto Almeida e posso afirmar que foi um dos poucos momentos em que tive oportunidade de conhecer de perto as pessoas que nos representam. Geralmente votamos por indicação dos colegas ou porque nos identificamos com as propostas apresentadas, mas os eleitos parecem estar muito longe, não temos acesso a eles. Na reunião ouvimos as dificuldades dos nossos representantes, conhecemos um pouco do seu dia-a-dia, do seu engajamento na luta por melhorias para a categoria bancária e o ponto de vista sobre inúmeras questões que nos dizem respeito. Senti-me realmente representada por aquelas pessoas. Quero me manter informada sobre a condução de seus trabalhos e contribuir com sugestões e críticas, para apoiar aqueles que realmente estão do lado do trabalhador.
Cláudio Menezes – BB/Itapetinga
Muito importante a iniciativa do Sindicato dos Bancários de promover uma reunião em Itapetinga, proporcionando, àqueles que não puderam se deslocar à sede a oportunidade de conhecer nossa representante na CAREF, Juliana Donato, eleita com mais de 27 mil votos e apoio da atual diretoria. Na ocasião, discutimos questões sobre a conjuntura atual, a importância da mobilização de nossa categoria, além de esclarecermos algumas dúvidas sobre sua atuação e atribuições. Fica o registro de que o Sindicato tem cumprido o compromisso de se fazer presente, não só na sede, mas em toda a sua base territorial.
Ludson Queiroz – BB/Belo Campo
O encontro trouxe grande esclarecimento a respeito do que é o Caref e qual a importância de se ter um representante dos funcionários sentado à mesa com o nosso patrão. Acredito que, assim como eu, muitos não sabem o papel do representante do Caref, e esse foi um dos assuntos que ficou bem explicado na reunião. Outro tema abordado foi a Cassi, que passa mal e a culpa é do banco, que tem adoecido seus funcionários com suas pressões por metas, o que faz com que cada dia mais aumente o número de casos de depressão e uso de algum medicamento tarja preta, elevando os gastos com acompanhamento psicológico. É preciso mais do que nunca que nós, funcionários, tomemos partido da nossa Caixa de Assistência e com uma grande mobilização forcemos o banco cumprir sua parte para com a Cassi.
Bruno Maia – BB/Tremedal
Tudo que passamos no banco – a maneira de trabalhar, a decisão sobre o que é mais importante para nossa empresa e até a maneira de como nosso plano de saúde é disponibilizado para nós – é fruto de decisões corporativas que chegam prontas. A presença de Humberto e Juliana em nossa base foi muito importante para diversos esclarecimentos. Humberto revelou que a Cassi, de fato, precisa de uma postura firme para sair desta crise pela qual está passando. Juliana nos revelou como as conversas acontecem no mais alto escalão, demonstrando, assim, a importância que nós, funcionários do BB, temos ao reivindicar a discussão de temas importantes para nosso funcionalismo e demonstrar nossa insatisfação em diversas questões.
Marivalda Salles – BB/ Brumado
Achei muito interessante a presença dos representantes da Cassi e do Caref em nossa agência. Tivemos acesso a informações que nunca havíamos tido antes e isso foi muito importante. A informação nos empodera e dá uma visão mais clara e verdadeira da nossa realidade institucional, norteando nossas posturas frente às decisões que sempre se apresentam, a exemplo das eleições. Temos muitas dúvidas com relação à Previ também, uma sugestão seria recebermos uma visita deles em outra oportunidade. Parabenizamos o Sindicato pela iniciativa e aguardamos outras visitas.