Home / Antiga / Fala, bancário: Mobilizações Populares

Fala, bancário: Mobilizações Populares

""

Karine Novais – Santander/Vitória da Conquista

No atual cenário político e econômico que vivemos, as pessoas estão cada vez mais exigentes na esperança de um Brasil melhor e mais justo. Sempre vai haver situação e oposição lutando pelas suas prioridades, cada qual dando importância ao seu ponto de vista. Mas, o mais importante é que as grandes mobilizações ocorridas constituem motivos de comemoração e otimismo, pois nosso país e nossos partidos precisam desse susto para que possamos demonstrar que estamos vivos. 

""Valderlan de Queiroz – BNB/Centro

Acredito que toda manifestação espontânea com vista ao combate à corrupção, por exemplo, é bastante válida. Porém, as manifestações que têm ocorrido no Brasil mais parecem uma briga partidária pelo poder. Por isso não há uma unidade. Posso dizer que as bandeiras defendidas pelos dois "grupos rivais" nas manifestações são compartilhadas por toda nação brasileira. O fim da corrupção e o fortalecimento da democracia. Esse é um sonho de todos nós. O grave problema é que muitos de nos que vamos às  manifestações estacionamos os carros em fila dupla, pagamos o flanelinha, damos propina para não fazer teste de bafômetro. Precisamos mudar nossa cultura. Enquanto não acabarmos com a corrupção de "migalhas" jamais inibiremos a corrupção dos milhões.

""

Juliana Guimarães – CEF/GIHAB
As manifestações em nosso país nos últimos dias apresentam duas linhas de pensamento. Um grupo a favor do governo petista, que parte em defesa do ex-presidente Lula e acredita na sua inocência. Defende veementemente seu trabalho, sua representatividade no cenário político nacional e se mostram revoltados com a condução dos processos investigativos com os quais ele e uma série de lideranças em nosso país está envolvida diretamente. Por outro lado, um segundo grupo manifesta vosso sentimento de indignação ante a corrupção instaurada. Evidenciam a revolta dos brasileiros diante das relações de poder que são usadas em proveito próprio ou dos seus, independentemente do partido político aos quais se vinculam. Denotam a necessidade de mudança no nosso modelo de democracia e a urgência em implementar uma reforma política capaz de renovar a representação política nacional. Precisamos de desenvolvimento, precisamos que os nossos recursos públicos sejam mais bem aplicados, com planejamento em longo prazo, com transparência e seriedade a fim de proporcionar vida digna à nossa população e de reconquistar o respeito no cenário político internacional. É justa e digna a fala das ruas e precisa ser ouvida.

""Carla Saúde – BB/Tanhaçu

Tenho visto as últimas manifestações de forma um pouco neutra. Não porque não tenha ação política, mas porque tenho tentado analisar a real situação que estamos vivendo. Não é possível crer que não há uma crise política e financeira. Mas não podemos nos deixar levar por paixões, e PE isso que as manifestações vêm mostrando. São manifestações apaixonadas, contra e a favor do governo. O cenário é delicado para que possamos fazer debates valorosos, pois não se sabe qual é a verdade. Existem informações que a mídia deturpa quando lhe convém ou não. Acredito que, num país livre e democrático, essas investigações devem ser vistas como uma forma de combate à corrupção e é preciso que se faça, mas que essa balança não pese para um único, mas que se faça a todos. Quero acreditar que tudo isso que estamos vivenciando seja para, de fato, um país melhor, com um governo justo para todos os brasileiros. 

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "