Home / Antiga / Federação promove curso de formação em Conquista

Federação promove curso de formação em Conquista

""

Neste final de semana, nos dias 25 e 26 de março, aconteceu no Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região o curso de formação “Sindicalismo e Atualidade”. A partir do acirramento da luta de classes, com os ataques contra trabalhadores, resultando numa série de retirada de direitos, a Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe vem realizando nos sindicatos da base capacitações que visam fortalecer a luta da categoria bancária e unificar com a dos demais trabalhadores.
Para o presidente da Federação, esse é um espaço importante para avançar na articulação da luta. “Estamos realizando este curso em todas as bases sindicais, com objetivo de que dirigentes sindicais tenham uma compreensão melhor do momento em que estamos vivendo. Está na hora de construir a Greve Geral. Ou paramos tudo nesse país ou não conseguiremos barrar esses ataques”, aponta Emanoel Souza, presidente da FEEB/BA-SE.
O evento, realizado em Vitória da Conquista em parceria com o Sindicato dos Bancários de Jequié e Região, que teve a participação de cerca de 50 bancários, contou com palestras de Emanoel Souza, presidente da FEEB/BA-SE, Allan Meira, assessor político da FEEB/BA-SE, e Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. Na oportunidade, dirigentes e delegados Sindicais discutiram sobre a crise do capitalismo, as novas tecnologias e o mundo do trabalho e a luta nas redes e nas ruas diante da atual conjuntura de retirada de direitos.
O novo cenário político do Brasil cobra da classe trabalhadora uma grande mobilização para que não seja massacrada pelos interesses do capital. “A Federação definiu o ano de 2017 como o ano da transformação. Precisamos nos reorganizar e reinventar novas estratégias dentro do movimento sindical e essa formação foi um grande passo para isso” ressalta Marcel Cardim, presidente do Sindicato dos Bancários de Jequié.
A mudança só será possível com a mobilização de todos. Neste sentido, o Sindicato cumpre um papel importante de articulação em suas bases. “O objetivo do curso foi atualizar os dirigentes e unificar o calendário de manifestações em toda a Bahia, além de buscar alternativas de mobilização em conjunto com a central sindical. É de fundamental importância que a categoria participe ativamente dessas atividades junto com os diversos movimentos sociais na tentativa de barrar essas reformas”, enfatiza Larissa Couto, vice-presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "