No último dia 23, a categoria bancária celebrou os 50 anos da Federação dos Bancários e Sergipe. O presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, participou da programação que envolveu um ato de comemoração, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, e uma confraternização no Cerimonial Vila São José, em Salvador, onde também foram homenageados dirigentes dos sindicatos.
No dia 16 de novembro de 1968, representantes de Sindicatos Bahia, Sergipe, Feira, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista decidiram pela fundação da FEEB/BA-SE. A entidade tem em sua origem o objetivo de otimizar o trabalho dos Sindicatos de forma mais aproximada, tendo em vista que anteriormente essas entidades faziam parte da Federação do Nordeste, que era ampla e dificultava um bom acompanhamento de uma região com distâncias tão grandes, em uma época onde a Campanha Salarial não era nacional nem unificada.
A nova forma organização fortaleceu a resistência contra a perseguição do regime militar, que tentou enfraquecer os sindicatos e denunciar os sindicalistas que construíam a luta. Ao longo desses 50 anos, a Federação vem participando e promovendo atividades que estão para além da defesa da categoria.
“Diante do atual cenário, onde temos os setores conservadores ganhando mais força, é fundamental manter viva a história das lutas, desafios e caminhos percorridos nesse longo tempo dos bancários na Bahia. Precisamos fortalecer ainda mais as entidades representativas dos trabalhadores, torna-las mais amplas para que possam dialogar com a categoria e a sociedade na defesa de um país com mais e melhores oportunidade para todos e com melhor distribuição de renda. Parabéns à Federação e a todos que fizeram parte dessa história”, destaca Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.
Fórum dos Presidentes
No dia 22, em Salvador, aconteceu também o Fórum dos Presidentes dos sindicatos filiados à Federação, onde as direções discutiram sobre a atual conjuntural e os desafios dos trabalhadores e entidades sindicais para o próximo período. Como encaminhamento, os presentes destacaram a necessidade de uma reunião com a Fenaban para apresentar as demandas discutidas. O encontro está marcado para o dia 29, em Salvador.