A greve chegou ao seu 18º dia e mais uma vez a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) adiou a rodada de negociações com Comando Nacional dos Bancários. O encontro marcado inicialmente para ontem (22), às 14h, foi remarcado para às 17h, mas até às 20h os representantes dos bancos ainda não tinham uma nova proposta. A mesa ficou agendada para hoje (23), às 9h30, em São Paulo. Esta será a quarta reunião desde a reabertura das negociações na terça-feira (20).
A primeira proposição oferecida pela Fenaban foi de 5,5% sobre todas as verbas mais 2.500 de abono, a pior proposta dos últimos anos. Após 15 dias de greve, os bancos ofereceram 7,5% de reajuste e retiraram o abono. Com a recusa da categoria e a intensificação da greve, os bancos retornaram, no dia 21, com um índice de 8,75% sem abono, que não foi aceito por não trazer avanços, nem proporcionar ganho real.
Independente do que for apresentado hoje pelos bancos, a greve continua até a realização de uma assembleia deliberativa para avaliação da proposta.
Mobilização nas redes
O Comando Nacional dos Bancários mais uma vez convoca a categoria para se mobilizar na internet durante a mesa de negociação. O tuitaço está marcado para hoje, às 10h, e tem como objetivo utilizar as mídias sociais para pressionar os bancos a atender a pauta dos bancários por melhores condições de trabalho.