A greve nacional dos bancários chegou ao seu 21º dia nesta segunda-feira (26), e após o envio de uma solicitação do Comando Nacional dos Bancários à Fenaban para a retomada das negociações, foi marcada para esta terça-feira (27) uma nova rodada que pode definir a continuidade ou não da greve. A reunião está marcada para 14h, em São Paulo.
Na última rodada de negociação, que aconteceu no dia 15, a Fenaban insistiu em propor um reajuste de 7% – índice abaixo da inflação, que já chegou a 9,62% -, e continuou ignorando outras reivindicações como fim das demissões, mais contratações, melhores condições de trabalho e de atendimento à população. A esperança agora é que uma proposta decente seja apresentada à categoria bancária.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, esta é a oportunidade que os bancos têm de propor um reajuste digno. “Estamos iniciando a quarta semana da greve nacional e esta reunião que acontece amanhã pode definir o encerramento ou não das paralisações, basta que os bancos tenham bom senso e façam uma proposta de reajuste que não signifique perdas salariais para os bancários”, afirma.
Na base do SEEB/VC, 70 agências continuaram com as atividades paralisadas nesta segunda-feira (26), o que equivale a 80% das unidades presentes em 45 cidades.