A necessidade da abertura de mais postos de trabalho nos bancos é uma reivindicação permanente do Sindicato. Na manhã desta quinta-feira (17), a falta de bancários para atender a população ficou explícita pelo tamanho da fila formada do lado de fora do setor de caixa da agência BB/Vitória da Conquista.
Isso demonstra que o BB não está apto a oferecer boas condições de atendimento quando existe aumento na demanda, como ocorreu hoje, primeiro dia de pagamento do Pasep com final da inscrição 8 e 9. De forma desrespeitosa, além de não disponibilizar infraestrutura para o conforto destes clientes, o banco ainda expos a população ao risco de assaltos.
A falta de mão de obra nos bancos interfere diretamente nas condições de trabalho dos bancários, pois inevitavelmente gera estresse e o adoecimento físico e mental.
Vale a pena ressaltar que no último ano, com a exploração de bancário e clientes, o Banco do Brasil teve lucro líquido de R$ 14,4 bilhões, o que representou um crescimento de 28,0%. Mesmo assim, 2.7 postos de trabalho foram fechados.