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Filas reaparecem nas agências da Caixa

A maneira mais eficaz de diminuir as grandes filas é com a contratação de mais bancários

Quem precisou ir hoje (18) à agência da Caixa Econômica Federal no Centro de Vitória da Conquista, foi surpreendido mais uma vez por uma enorme fila. Após o governo concentrar todos os pagamentos nas agências bancárias, as filas têm se tornado rotina. Com a liberação do Auxílio Brasil, empréstimos e pagamento do PIS, a situação tem se agravado.

Elisângela Barros Moreno não ficou nem um pouco animada ao se deparar com a quantidade de pessoas na fila. “Cheguei era 07h25 e agora já são 09h25, tá demorando bastante. Eu vim tirar o auxílio, e tá demorando muito, a perna vai doendo de tanto ficar em pé, pelo menos hoje está nublado, se tivesse sol, seria ainda pior”, comenta.

Assim como Elisângela, Juraci Chaves Lima veio pegar o Auxílio Brasil e reclama do tempo na fila, mas como precisa do auxílio, permanece na fila. “Estou na fila há mais de duas horas, mas a gente tem que esperar, porque a gente precisa, né!? Tem que esperar! Se eles tivessem mais funcionários, seria melhor.”

Seu Ademar José de Lima, veio de outro município para tentar pegar seus benefícios, e fica com medo de não conseguir voltar para casa. “Eu trabalhei uns tempos de ajudante, aí eu vim ver se eu consigo pegar o PIS e o auxílio também. Eu estou aqui desde as 07h, a fila é bem demorada, e eu moro longe… posso até perder o carro para ir embora, e ter que esperar pra ir amanhã, é complicado.”

A Caixa Econômica Federal obteve um lucro líquido de R$ 4,4 bilhões no primeiro semestre de 2022 e alcançou R$ 1,8 bilhão no segundo trimestre de 2022 e, mesmo assim continua enfrentando problemas. A sobrecarga de trabalho das bancárias e bancários têm se intensificado com a liberação dos auxílios aos brasileiros, mas a gerência da CEF nada tem feito para melhorar a condição de trabalho dos funcionários da instituição.

Camille Corrêa, diretora de Assuntos de Raça e Etnia do SEEB/VCR e funcionária da CEF, destaca que: “A política pública tem ser feita com responsabilidade sobre o beneficiário e sobre o funcionário que presta esse serviço. O que temos visto são medidas populistas feitas às custas da saúde física e mental dos bancários da Caixa. Queremos prestar um atendimento de qualidade, mas, sem o mínimo de funcionários e recursos, se torna uma missão impossível. A maneira mais eficaz de diminuir as grandes filas é com a contratação de mais bancários”

Uma das pautas da Campanha Nacional dos Bancários 2022, é o aumento do quadro de funcionários, que irá amenizar as filas e agilizar o atendimento ao público.

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