Home / Caixa Econômica / Fim do convênio com o INSS: como fica o participante?

Fim do convênio com o INSS: como fica o participante?

Segundo comunicado da Funcef, o INSS cancelou o convênio CAIXA/INSS/FUNCEF que realizava pagamento de proventos a aposentados e pensionistas

A Funcef comunicou nessa quarta-feira (6/12) o cancelamento do convênio CAIXA/INSS/FUNCEF. Com a mudança, a partir da folha de março de 2020, todos os benefícios do INSS serão pagos diretamente pela rede bancária.

Segundo a Funcef, a iniciativa de rompimento partiu do INSS e ao que parece a fundação não fez nenhuma ponderação em defesa dos participantes nem prestou maiores esclarecimentos sobre qual será o impacto dessa decisão.

Coincidência ou não, recentemente um conselheiro eleito publicou nas redes sociais críticas ao convênio, que segundo ele “dava prejuízo”.

Com o convênio, a Funcef antecipava o pagamento do benefício do INSS dos aposentados e pensionistas, que ocorria no dia 20 de cada mês. Agora, o pagamento seguirá o cronograma do INSS, sendo pago até o quinto dia útil do mês seguinte.

“O que se percebe é que a Funcef não tem a menor preocupação em defender os interesses dos participantes. Os aposentados se programam em torno da data do pagamento, incluindo os débitos em conta na Caixa, o que pode causar transtornos e prejuízos. Onde fica o interesse dos participantes?”, pontua a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Preocupada com os participantes, a Fenae vai encaminhar um pedido de esclarecimento para a Funcef sobre o cancelamento do convênio.

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa também pediu esclarecimentos ao banco sobre o impacto na arrecadação do Saúde Caixa e o controle dos pagamentos. O tema deve ser pautado na próxima reunião que acontece dia 12/12.

Veja Mais!

Caixa: Negociação sobre tesoureiros e caixas emperra

Não houve avanços significativos na negociação desta terça-feira (29), entre a Comissão Executiva dos Empregados …