A notícia que o Governo Federal poderia abrir o capital da Caixa Econômica para o mercado deixou os sindicalistas em alerta. Após toda propaganda em defesa dos bancos públicos feitas durante a campanha eleitoral, essa notícia coloca em cheque o compromisso assumido pela presidente Dilma com os trabalhadores.
No Banco do Brasil os protestos contra a desestruturação da Gerência Regional de Comercio Exterior (GECEX) paralisaram agências em diversas partes do país, e será necessário uma mobilização ainda mais intensa para barrar as tentativas de retrocessos para os trabalhadores, que deverão acontecer nos próximos anos.
O retorno do projeto 4330, abre espaços para a terceirização nas mais diversas áreas, precarizando as relações de trabalho. As mudanças nas regras de aposentadoria e do fator previdenciário são alguns dos temas que já começam a entrar em discussão antes mesmo de começar o segundo mandato da presidente. Se os compromissos assumidos por Dilma e seus aliados com os trabalhadores serão esquecidos, a fraude eleitoral será comprovada.
Para evitar surpresas, é melhor ficar preparado para ir à luta.