Na última terça-feira (7), os funcionários da Caixa Econômica Federal de Vitória da Conquista se uniram ao Dia Nacional de Luta pelo Saúde Caixa, uma mobilização que tomou todo o país, em resposta à proposta da instituição bancária que não atende às necessidades e expectativas quanto ao plano de saúde.
O movimento surge após a Caixa apresentar uma proposta com ajustes que foram amplamente rejeitados pelos trabalhadores. Na segunda-feira (6), o banco propôs um aumento no percentual de contribuição dos titulares, de 3,5% para 5,5%, além de um reajuste no valor pago por dependentes, que passaria de R$ 480 para R$ 672.
Essas mudanças, representariam um aumento médio de 71% nos valores que as empregadas e os empregados da Caixa teriam que pagar pelo plano, fazendo com que a contribuição chegasse a até 12% da remuneração base dos trabalhadores — um impacto significativo no orçamento familiar.
A categoria precisa se manter mobilizada para cobrar uma proposta que atenda aos interesses dos trabalhadores, com reajuste zero, fim do teto de gastos e melhoria no atendimento. A luta continua!