Home / Banco do Nordeste / Funcionários do BNB cobram respostas sobre os pontos negociados

Funcionários do BNB cobram respostas sobre os pontos negociados

A negociação específica com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) entrou em sua fase decisiva. Após a apresentação de toda a pauta de reivindicações, a Comissão Nacional dos Funcionários cobrou na última sexta-feira (5/8), respostas para pendências das reuniões anteriores, além de apontar algumas cláusulas sociais importantes para os trabalhadores.

Os bancários reivindicam condições especiais de crédito para os funcionários, pois muitos estão endividados. A direção do BNB se comprometeu a realizar uma campanha de conscientização financeira e avaliar casos de endividamento mais pontuais, como forma de minimizar as dificuldades financeiras do funcionalismo.

O banco se comprometeu também a oferecer a possibilidade de aderir ao teletrabalho, para as mães que estão voltando da licença maternidade. A solicitação da CNFBNB é que as mulheres nesta situação, que assim desejarem, possam permanecer no teletrabalho pelo período de seis meses.

A direção do BNB informou ainda que deve viabilizar comissões paritárias para o processo eleitoral da Comissão de Ética e Caref, além do acesso aos cursos de formação bancária a todos os funcionários, inclusive dirigentes sindicais e trabalhadores que estão afastados.

No encontro, a CNFBNB reforçou ainda a necessidade de se debater o teletrabalho para construção de acordo específico sobre o tema e cobrou a apresentação de uma proposta para fechamento do acordo específico dos trabalhadores do BNB, concomitante com a proposta a ser apresentada pela Fenaban.

Outros temas debatidos

Licença menstrual– A CNFBNB reivindica até três dias de ausência abonada para funcionárias que apresentem problemas de saúde que provoquem desconforto menstrual e que possam afetar desempenho no serviço. O Banco informou que tem tratado casos relativos ao tema com humanidade e que a concessão de dias abonados poderia fazer com que as mulheres com problemas não procurem atendimento médico, mas que iria submeter o pleito ao setor de qualidade de vida.

Concorrências – Os dirigentes sindicais reivindicaram que a avaliação do gestor não seja eliminatória, já que essa avaliação pode ser motivada por critérios pessoais. O Banco respondeu que a avaliação do gestor é necessária e que esta é submetida à análise da direção.

Abono das horas não trabalhadas durante a pandemia – A Comissão solicitou abonar as duas horas extras dos funcionários com jornada de 8h não trabalhadas durante a pandemia, uma vez que a redução foi iniciativa do Banco. A direção da instituição informou que viabilizou todas as possibilidades do trabalho durante a pandemia e que abonar para uns seria injusto com quem já pagou. Informou ainda que os casos são poucos e que serão avaliados.

Comitê COVID e Comissão de Avaliação de Desempenho – O Comando cobrou o debate desses temas e o BNB reconheceu a importância dessa discussão, mas não tem como aprofundar esses temas durante a campanha salarial se comprometendo a debatê-los posteriormente.

Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Waldenir Britto, a negociação chegou em seu momento mais importante. “Após apresentada toda a minuta, é necessário que o banco responda de forma positiva às propostas dos trabalhadores. Destaco as propostas que realçam o processo de avaliação dos funcionários, inclusive do convergente e das concorrências das comissões, pois, em muitos casos, a forma que está sendo realizada a avaliação e a concorrência, tem gerado muitas críticas dos funcionários por não ser realizada de forma clara, objetiva e tem gerado impactos negativos, inclusive na saúde dos bancários, pela forma inadequada que é conduzida, muitas vezes, pelos gestores”.

A diretora do Sindicato da Bahia Jeane Marques e o diretor do Sindicato de Sergipe José Wellington também participaram da negociação.

A próxima rodada de negociação com o BNB será no dia 19 de agosto, às 15h, em Fortaleza (CE). Entre os dias 23 e 25, haverá um plantão de negociação em São Paulo, envolvendo o BNB, outros bancos públicos e a mesa com a Fenaban. Já no dia 26, haverá outra rodada específica em Fortaleza.

Fonte: FEEB/BA-SE, com informações do Sindicato dos Bancários do Ceará.

Veja Mais!

BNB apresenta poucas respostas para as demandas dos funcionários

Na sexta rodada de negociação específica da campanha nacional 2024, realizada nesta sexta-feira (16/8), em …