Home / Caixa Econômica / Grande ato em defesa da Caixa mobiliza as redes nesta quarta (23)

Grande ato em defesa da Caixa mobiliza as redes nesta quarta (23)

Um grande ato em defesa da Caixa mobiliza diversos setores da sociedade nesta quarta-feira (23). O objetivo é ocupar as redes sociais para denunciar à população brasileira os ataques à Caixa promovidos pela Medida Provisória 995, que permite a criação de subsidiárias o que possibilitaria, na prática, a privatização da empresa. A programação inclui tuitaço e live de mobilização.

O debate on-line será realizado às 19h com a participação da presidenta da a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT), Juvandia Moreira Leite, de parlamentares, sociedade e diversas entidades representativas dos trabalhadores. A transmissão será feita pelo Facebook da Fenae e trará contribuições sobre o papel da Caixa, deixando claro o que está em jogo neste projeto de desmantelamento do governo federal.

O Secretário de Finanças da Contraf-CUT e presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, será um dos expositores do ato virtual.

Para ele, é fundamental somar esforços. “A atuação de diferentes segmentos sociais mostra que temos unidade nesta luta. Convidamos os que sabem a importância de um banco público como a Caixa a se juntarem a nós.”

Mobilizar o Congresso
Linha de frente na defesa dos bancos públicos, a deputada Erika Kokay (PT-DF) também participa do ato. Ela lembra que a Caixa não pertence ao governo – mas sim ao povo brasileiro. “O Brasil está nos chamando! Mexeu com a Caixa, mexeu com o Brasil”, sustenta. O deputado federal Zé Carlos (PT-MA) complementa: “Precisamos debater este assunto. A MP 995 não pode ser aprovada no Congresso”.

Por seu trabalho no fomento às políticas urbanas habitacionais e de saneamento, a Caixa é estratégica na superação dos problemas vividos pela população que mora nas regiões periféricas das cidades, em situações de vulnerabilidade. Nesse sentido, o deputado Marcelo Freixo (Psol/RJ) lembra que os maiores interessados em acabar com a Caixa são os bancos privados. “A Caixa tem diversos projetos sociais e financiamentos que são da maior importância. Privatizar a Caixa é ilegal, inconstitucional e imoral”, sintetiza.

Tuitaço
A live será precedida por um tuitaço. A ideia é ocupar a rede azul com as hashtags #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil e #MP995Não, chamando a atenção da sociedade sobre a necessidade de frear a privatização da Caixa. Acompanhe a ação pelo perfil @fenaefederacao e junte-se à luta!

Defender o Brasil
No mundo todo, a pandemia está sendo combatida com mais eficiência onde há um Estado presente. Na contramão deste movimento, o governo Bolsonaro segue com ataques às empresas públicas e, principalmente, aos bancos públicos.

Imprescindível ao atendimento à população para o pagamento da renda básica emergencial – entre tantos outros serviços – fica evidente que defender a Caixa é defender o Brasil. Nessa perspectiva, Takemoto reforça a necessidade de pressionar o legislativo contra a MP 995. “Nós temos alertado todos os dias sobre os danos que o fatiamento da Caixa trará ao país”.

Grande Ato em Defesa da Caixa
23 de setembro
18h: tuitaço (Publique com #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil e #MP995Não)
19h: Live no Facebook da Fenae.

Fonte: Contraf.

Veja Mais!

Bancários da CEF Decidem Suspender a Greve em Assembleia

Neste domingo (15), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma …