Tradicionalmente, o movimento é realizado no Dia da Independência do Brasil, para questionar a verdadeira independência do povo brasileiro. Em 2024, o Grito dos Excluídos e Excluídas celebra 30 anos de existência e resistência.
Irá acontecer neste sábado (7), às 10h, na Avenida Integração, a manifestação popular do Grito dos Excluídos. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região estará presente no ato e convida todos os bancários e bancárias a participarem desse movimento histórico.
Sob o tema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”, o ato acontece para denunciar as desigualdades sociais históricas causadas pelo sistema capitalista, em um espaço de articulação popular para reivindicar melhores condições de vida e trabalho.
História
O movimento foi fruto da 2ª Semana Social Brasileira da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que ocorreu entre 1993 e 1994, visando denunciar as desigualdades e violências, promover a vida e a dignidade, fortalecer as comunidades locais, reforçar o compromisso de um projeto popular e celebrar e fortalecer a resistência.