Nesta quinta-feira (11), será lançada a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Em apoio ao documento e em resposta às ameaças autoritárias do presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia brasileira e ao sistema eleitoral, trabalhadoras e trabalhadores vão às ruas em todo país.
O ato também acontece em Conquista, onde as entidades que compõem o Fórum Popular e Sindical se reunirão às 16h, na Praça Nove de Novembro. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participará da manifestação.
A mobilização busca denunciar a situação dramática da classe trabalhadora. Mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil e outras 10,6 milhões estão desempregadas. O índice de pessoas trabalhando sem direitos e com insegurança previdenciária também é altíssimo: são 32,5 milhões de trabalhadores informais existentes no país, sendo que cerca de 60%, mais de 19,6 milhões de brasileiros, sobrevivem realizando “bicos”.
O preço dos alimentos e bebidas subiu 9,83% nos primeiros sete meses de 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual é mais que o dobro da inflação do período medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA): 4,77%.
No ano, o preço médio do leite, por exemplo, já subiu 77,84%. Os derivados subiram 39,58%. Já a cebola aumentou 40%; a batata inglesa, 29,89%; o café, 15,24%.
O alto custo dos alimentos, combustíveis, energia elétrica e outros itens básicos de sobrevivência, sem a criação de políticas públicas efetivas de auxílio à população, aumentam a miséria e a violência.
Vamos lutar por direitos sociais, contra a violência, o desemprego e a fome. Participe!