A partir desta quarta-feira (13), bancárias e bancários que foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na sede do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, já podem tomar a segunda dose.
A diretoria do Sindicato disponibilizou a sede da entidade para a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista também nessa segunda etapa, no entanto, foi informado que a segunda dose tem sido disponibilizada de forma unificada nos postos de saúde. Segundo informe da prefeitura, a vacina da fabricante Oxford, utilizada na primeira dose, está sendo aplicada na Unidade Básica de Saúde João Melo, no bairro Ibirapuera, e nas Unidades de Saúde da Família do bairro Nossa Senhora Aparecida, Bruno Bacelar, Patagônia e Nova Cidade.
Campanha Vacina Já
Desde o início da pandemia, o Sindicato atuou para proteger a categoria, que manteve o atendimento essencial à população. Primeiramente, foi solicitado às prefeituras da base a testagem dos trabalhadores, como aconteceu em Conquista e com a chegada das vacinas, a diretoria do SEEB/VCR reivindicou ao poder público a inclusão da categoria na fase 4 do PNI e se articulou com os vereadores para garantir recomendações das câmaras municipais.
Para reforçar a reivindicação, o Sindicato promoveu uma campanha na base territorial, com manifestações, utilização de carro de som, anúncio em outdoors, entrevistas à imprensa, carreata e distribuição de adesivos e camisetas, buscando o esclarecimento da sociedade sobre a urgência da vacinação das bancárias e bancários.
Com a campanha, a categoria conseguiu garantir o início da imunização das categorias em muitas cidades da base, entre elas em Vitória da Conquista, no mês julho.
Agora a diretoria do SEEB/VCR reforça a necessidade de seguir o calendário de imunização com a segunda dose da vacina. “A vacinação da categoria bancária foi sem dúvida uma grande vitória que tivemos durante essa pandemia. Perdemos muitos colegas durante este período e sabemos que agora estamos imunizados diminuindo a carga mental durante esse momento difícil que estamos atravessando. Nós do Sindicato seguimos reforçando a importância da ciência no desenvolvimento das tecnologias necessárias para o combate às pandemias e seguimos firmes na luta por um país onde a vida da classe trabalhadora esteja em primeiro lugar”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.