Nesta quinta-feira (06/11), os funcionários do HSBC foram pegos de surpresa. O banco inglês promoveu uma série de demissões em todo o país. Foram mais de 300. Os cortes ainda devem aumentar. A especulação é de que o número chegue a 800.
Na Bahia, foram em torno de 10 dispensas. Os trabalhadores desligados devem participar, nesta sexta-feira (07/11), às 13h, de uma reunião convocada pelo Sindicato, no auditório da entidade, Mercês, Salvador. O diretor do SBBA, Élder Perez, explica que, durante o encontro, os bancários serão orientados e que medidas sindicais e jurídicas serão tomadas.
O clima de instabilidade tomou conta das 17 agências do Estado da base do Sindicato. São 10 em Salvador e sete nas cidades do interior e Região Metropolitana. Os 304 funcionários estão temerosos de perder o emprego. Não é para menos.
Nesta quinta-feira (06/11), inclusive, o Sindicato de Camaçari, realizou manifestação em uma agência para protestar contra a atitude da empresa. Não há desculpa para a avalanche de demissões.
O HSBC divulgou recentemente aumento de 50% no lucro na América Latina. O montante chegou a US$ 96 milhões no terceiro trimestre. Responsabilidade social zero.
Fonte: SBBA