Home / O Piquete Bancário / Itaú: lucros crescem, demissões também

Itaú: lucros crescem, demissões também

 

Base do SEEB/VCR já contabiliza uma agência fechada e duas demissões em 2019

Enquanto a lucratividade cresce nos bancos privados, o fechamento de agências e demissões não param de acontecer. Na base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a agência da Avenida Brumado foi fechada no último dia 07 de junho, deixando seus clientes desassistidos na região Oeste da cidade. Esses usuários tiveram suas contas transferidas para a unidade São Geraldo que, por sua vez, passou a operar com sobrecarga de demandas.

Em 2018, o Itaú demitiu dois funcionários na base do SEEB/ VCR. Em 2019, apenas no primeiro semestre, foram três demissões: uma em abril (Ag. Bairro Brasil) e outras duas em junho (Ag. Brumado e Ag. São Geraldo), mesmo após o banco ter garantido que não haveria demissões com o fechamento da agência da Avenida Brumado.

O Itaú lucrou, somente no primeiro trimestre deste ano, R$ 6,877 bilhões, superando em 7,1% o lucro do mesmo período do ano passado. Em 2018, os lucros chegaram a R$ 25 bilhões. No entanto, foi noticiado o plano de fechamento de 400 agências com o reposicionamento do banco direcionado para as plataformas digitais – internet e agências virtuais. Essa é uma medida que visa unicamente reduzir os custos, aumentar a exploração dos funcionários e crescer ainda mais os ganhos do Itaú.

O Sindicato conseguiu cancelar uma demissão irregular na agência São Geraldo, após contatar o setor de Relações Sindicais do Itaú. “ Os bancos fazem parte do setor mais lucrativo do país e mesmo assim continuam demitindo funcionários, além de submeter os bancários a cobranças de metas absurdas, que vem causando adoecimento físico e psicológico. O Sindicato vem lutando para coibir a prática de demissões de funcionários, prestando orientação nas áreas de Saúde e Jurídica, além de usar o nosso acordo coletivo para cancelar desligamentos irregulares”, conclui o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas

Veja Mais!

SEEB/VCR reúne a categoria para debater violência contra a mulher

Fechando a semana que celebrou o Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários de …