Em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o sexto mês do ano é dedicado mundialmente à conscientização sobre este ato simples para quem o faz, mas que pode salvar até quatro vidas. O Junho Vermelho vem crescendo, e além da área de Saúde, tem apoio do Poder Público, entidades privadas e veículos de comunicação.
No brasil, existem 32 hemocentros e mais de 500 pontos de coleta na rede pública e privada. Ainda assim, o número de doadores é considerado baixo. Enquanto o nosso índice é de 1,8%, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha entre de 3% a 5% da população como doadores ativos, para suprir as demandas do sistema.
Uma pesquisa do Movimento Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, realizada entre 2016 e 2017, mostrou que 96% dos brasileiros afirmaram não ter doado sangue no período; 39% dos entrevistados não sabiam o seu tipo sanguíneo e mais da metade (52%), tinham entre 16 e 24 anos.
Na Bahia, os estoques de sangue da Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado) continuam em níveis abaixo do esperado para o mês de junho, que é marcado pelas brincadeiras com fogos de artifício, gerando um grande número de queimados. Entre as ações da fundação para o Junho Vermelho 2019, está a música “Forró do Sangue Bom”, que foi doada à causa e incentiva o ato solidário de doar de sangue.
Em todo o país acontecem encontros, palestras e caminhadas em alusão ao tema. Monumentos e pontos turísticos serão iluminados na cor vermelha e o número de unidades para doação será maior durante o período.
PARA DOAR
O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.
Fonte: FEEBASE