Duas novas liminares são conquistadas pelo setor jurídico do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, na 1ª Vara da Justiça do Trabalho. São liminares que agora permitem o pagamento da mensalidade sindical por meio de desconto na folha de pagamento dos bancários da Caixa e do BNB, além dos funcionários do BB, cuja liminar foi divulgada anteriormente.
Devido à edição da Medida Provisória 873 no mês de março, as regras para o pagamento das mensalidades aos sindicatos foram modificadas, obrigando-os a receber apenas via boleto bancário, ou seja: mais um ataque à classe trabalhadora e aos direitos conquistados com muita luta. Esse ataque representa uma tentativa de desmonte das entidades sindicais, que teve início com a Reforma Trabalhista, desobrigando o pagamento da contribuição sindical anual em 2018.
“Essas liminares são de extrema importância para os bancários e para o Sindicato, tanto politicamente como economicamente. Os próximos passos são no intuito de mantê-las e conseguir dos bancos os valores retroativos. Assim, consegue-se representar a classe com ainda mais força”, afirma o advogado conveniado ao SEEB/VCR, Bruno Amazonas.