Home / Antiga / LER/DORT: bancários devem ficar atentos à prevenção

LER/DORT: bancários devem ficar atentos à prevenção

O dia 28 de fevereiro é marcado pelo combate às LER/DORT em todo o mundo. As lesões por esforço repetitivo estão entre os motivos mais frequentes de afastamentos de trabalhadores bancários no Brasil.
De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social, realizado no ano de 2013, as doenças no sistema osteomuscular (LER/DORT) correspondem à segunda causa de afastamento do trabalho e 24,58% dos benefícios concedidos. Atualmente, essas doenças ocupacionais só perdem para os transtornos mentais e comportamentais, que somam 27% dos afastamentos.
Para o médico do trabalho e ortopedista, Argemiro Neto, a prevenção é o método mais eficaz para o combate às LER/DORT. “A principal forma de prevenção diz respeito à jornada de trabalho. Sabemos que é preconizada uma jornada de seis horas, com intervalo de 10 minutos a cada hora trabalhada, para quem exerce atividade repetitiva contínua. Mas na prática não é bem assim. É preciso que haja o intervalo a cada hora para a ginástica laboral. Além disso, é importante que o bancário pratique uma atividade física regularmente”, explica.
Para a diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador, Eneide Lima, a categoria deve estar sempre atenta à prevenção e buscar o SEEB/VCR caso seus direitos sejam violados. “Avançamos um pouco na luta pela prevenção na CEF, BB e BNB, e ainda estamos na luta pela prevenção da LER/DORT nos bancos privados. Para aqueles que já foram diagnosticados com a doença, vale lembrar que o Sindicato está à disposição para tirar dúvidas e realizar os devidos acompanhamentos, pois sabemos que há um preconceito enorme dentro das agências e muitas vezes os bancos não respeitam os direitos dos portadores de LER/DORT”, conclui a diretora.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "