Home / Sindicato / Luta por manutenção dos direitos e denúncias de assédio e sobrecarga de trabalho marcaram 2024

Luta por manutenção dos direitos e denúncias de assédio e sobrecarga de trabalho marcaram 2024

O ano foi marcado por diversas manifestações em defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores, e por uma vida digna. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, realizou protestos pela manutenção Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), pela contratação de mais funcionários, contra o assédio moral, as longas filas, a reestruturação e extinção da função de caixa no BB, e promovendo ações contra o fechamento da Caixa Econômica Federal na Justiça do Trabalho, do Bradesco em Anagé e Tanhaçu, e do Itaú de Itapetinga.

As preparações para a renovação do Acordo Coletivo reuniram diretoras, diretores e bancários filiados ao SEEB/VCR, nos encontros estaduais e nacionais, para definir estratégias e prioridades da campanha, sempre em busca pela valorização da categoria bancária.

Durante os meses da Campanha, a diretoria intensificou o trabalho de base, levando informações, distribuindo camisetas e impulsionando sua atuação nas redes sociais, para facilitar o acompanhamento das reuniões do Comando Nacional com a Fenaban.

Apesar de assegurar a manutenção da maioria dos direitos já adquiridos e a inclusão de 10 novas cláusulas na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2024 e 2026, a Campanha Nacional foi marcada pelo descontentamento de parte da categoria sobre a forma centralizadora que as negociações foram encaminhadas pelo Comando Nacional.

Nos meses de julho, agosto e setembro, o Sindicato esteve mobilizando toda a sociedade na campanha “Mais bancários, menos filas”, onde denunciou a falta de funcionários e cobrou a contratação imediata de mais empregados para os bancos públicos e privados, além de esclarecer para a população sobre seus direitos e demonstrar a culpa do banco pela demora e precariedade no atendimento.

A campanha “BB valorize os caixas”, denunciou a tentativa do Banco do Brasil de precarizar as condições de trabalho, com a redução de postos e extinção da função de caixa, além do fim da gratificação.

“A intensidade das atividades sindicais desse ano exigiu um esforço ainda maior da diretoria para dar conta das demandas que surgiam nas 45 cidades que compõem a nossa região. Tenho a certeza de que este ano não faltou empenho da diretoria, dos delegados sindicais e dos diretores da Federação que estão em nossa base. Apesar das dificuldades, tivemos um ano em que podemos avaliar como muito vitorioso para nossa categoria, por isso quero parabenizar a toda a equipe do Sindicato, bem como nossos funcionários, por estarem juntos conosco nessas batalhas, mas, sobretudo, deixar um agradecimento muito especial a todos e todas que estão filiados, por depositar em nós a confiança necessária para manter acesa a chama da luta coletiva para enfrentarmos unidos os desafios que virão pela frente nos próximos anos”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

16º Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe acontece sábado (7)

Neste sábado (7), acontece o 16º Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, …