Dando continuidade ao trabalho durante a pandemia, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista realizou também nessa sexta-feira (24) a divulgação da Campanha de Conscientização junto a população, e constatou a permanência das longas filas nas portas das agências.
Desde março o Sindicato tem promovido articulações para amenizar os transtornos para bancários e clientes durante a pandemia. Com avanços como a garantia de uso de equipamentos de segurança individual e álcool em gel para funcionários e clientes, além de garantir o afastamento do trabalho de bancárias e bancários que fazem parte do grupo de risco.
A solução para a questão das filas nas agências tem sido a maior dificuldade de avanço, sem o apoio concreto da Prefeitura e seus órgãos, a entidade tem sida a única responsável pela realização da campanha de conscientização nas filas. Apesar dos esforços da categoria de deslocar trabalhadores para fora da agência para atender o público, o que foge das atribuições desta categoria, boa parte da população, principalmente as mais carentes – que não possuem acesso aos canais digitais do banco -, ainda depende do atendimento nas agências neste momento de pagamento do auxílio emergencial.
Para a diretora do SEEB/VCR, Sarah Sodré, a Prefeitura segue ignorando sua responsabilidade de gestão dos espaços coletivos na cidade. “Estamos completando dois meses desde os primeiros casos do coronavírus no Brasil e os gestores municipais tem demonstrado incapacidade de compreender as especificidades do serviço bancários. As medidas até agora tomadas apenas sobrecarregam a categoria e não solucionam a questão das aglomerações nas ruas em próximas das agências bancárias. É preciso mais do que decretos, a Prefeitura precisa tomar atitude, investir em estrutura segura e campanhas informativas para essas pessoas que estão nas ruas”.