Na manhã da última quarta-feira (8), Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou, juntamente com outras entidades sindicais, coletivos feministas e movimentos sociais, da “Marcha das Mulheres pelos Direitos Sociais, Políticos e Trabalhistas: Contra o Machismo e Todas as Formas de Violência”. A concentração aconteceu em frente a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista às 8h e seguiu pelo Centro da cidade até o INSS.
A Marcha de Mulheres é resultado de uma mobilização internacional a partir do chamado feito por movimentos feministas de mais de 30 países, com objetivo de internacionalizar as lutas das mulheres. A bandeiras levadas para as ruas se colocaram contra as arbitrariedades do governo Temer e do Congresso Federal, por meio das reformas previdenciárias e trabalhistas. A mulheres também exigiram o fim da violência e desigualdade de gênero.
“É importante lembrar que o dia da mulher é todo dia, mas hoje em especial é o momento de lembrar que nós lutamos por igualdade de direito. Sabemos que nós mulheres ainda sofremos mais com a precarização do trabalho, recebemos salários menores e temos dificuldade para acessar a cargos superiores, como os cargos de gerência nos bancos, por exemplo. Nossa luta deve ser constante, principalmente neste cenário de retirada de direitos. Estamos nos colocando contra essa reforma da Previdência que aumenta o tempo de contribuição, desconsiderando que nós mulheres temos jornadas duplas e triplas. Ir para as ruas por essas pautas junto com os outros movimentos é de suma importância, pois sabemos que essa não é uma luta só da categoria”, aponta Sarah Sodré, diretora do SEEB/VCR.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "