O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região é uma entidade representativa da categoria bancária que luta pelos direitos dos seus filiados. Diante disso, um departamento jurídico com profissionais competentes e habilitados para contribuir com o movimento sindical se faz necessário.
No ano de 2014, foi realizada uma seleção de advogados, com a aprovação de toda a diretoria. Entre os mais de 60 inscritos, quatro escritórios cumpriram com os requisitos para atuação na base do SEEB/VCR. Um deles abriu mão da atuação com o Sindicato devido a questões técnicas, e atualmente os escritórios Higino, Amazonas e Araújo; Brito, Ávila e Amaral Advogados Associados; e Paulo de Tarso Advogados Associados permanecem conveniados ao Sindicato. O atendimento na sede da entidade foi ampliado e, dos últimos dois anos para cá, o número de ações coletivas aumentou em mais de 350%.
No 10º Congresso Regional dos Bancários, que contou com a participação de mais de 150 delegados eleitos na base, foram definidas algumas alterações no estatuto do SEEB/VCR, como o fato de que qualquer seleção de advogados deve passar pelo mesmo processo com transparência e objetividade. Além disso, o associado também se tornou isento de qualquer desconto em seu crédito trabalhista em virtude de processos onde existir a condenação dos bancos e o Sindicato receber os honorários assistenciais.
Também ficou definido que nos casos em que cabem os honorários assistenciais, os advogados só recebem qualquer valor caso ganhem a ação e na proporção em que ganharem a mesma. Sendo assim, não há risco financeiro para o bancário ou o Sindicato.
Outra mudança foi a impossibilidade de diretores atuarem como advogado, calculista, ou executar qualquer outro serviço remunerado pela instituição. Para a diretora Representante da Federação, Sarah Sodré, o trabalho desempenhado pelo departamento jurídico demonstra a seriedade com que a diretoria busca atuar em sua gestão. “O Sindicato deve se pautar pela seriedade, a transparência e a defesa dos direitos da categoria nas várias instâncias. Por isso foi fundamental o formato e a contratação de profissionais competentes especializados no atendimento aos filiados, além de deixar claro no estatuto os direitos e responsabilidades dos bancários e da diretoria na gestão da entidade”, afirmou.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "