Nesta terça-feira (26/03), dia que aconteceria o leilão da Lotex, os empregados da Caixa de todo o Brasil vão vestir preto para chamar atenção aos riscos que o banco sofre. Também vão postar fotos com a hashtag #ACaixaédoBrasil. Adiada pela quarta vez pelo BNDES, a venda das loterias instantâneas está prevista para o dia 26 de abril.
A resistência deve aumentar ainda mais para que o desmonte da instituição seja barrado. Inclusive, o movimento sindical realiza, no mesmo dia, reunião nas unidades e atividades de ruas preparativas para o ato do dia 26 de abril.
Alertar a sociedade sobre os prejuízos para a privatização da Lotex é essencial, pois se a venda for concretizada, áreas importantes como educação, esporte amador, saúde e segurança pública perderão investimentos.
Não é do interesse do setor privado contribuir para o desenvolvimento do Brasil. O lucro é o que importa e as loterias instantâneas arrecadaram cerca de R$ 14 bilhões apenas em 2017. De 2011 a 2016, a arrecadação da Lotex ficou na casa dos R$ 60 bilhões.
Fonte: SBBA.