Home / Realidade Bancária / Neste sábado, 28 de agosto, é celebrada a união e a força coletiva das bancárias e bancários

Neste sábado, 28 de agosto, é celebrada a união e a força coletiva das bancárias e bancários

A data representa um marco na organização da categoria, que deflagrou uma grande greve em 1951. Após 69 dias de paralisação, a maior da história destes trabalhadores, os funcionários dos bancos conquistaram 31% de reajuste salarial e deram o pontapé inicial para a estruturação nacional.

Nestes 70 anos de luta, os bancários se estabeleceram como uma das categorias mais organizadas do país, conquistando direitos como a jornada de 6 horas, repouso semanal remunerado, Participação nos Lucros e Resultados, vales Alimentação e Refeição, licenças maternidade e paternidade ampliadas, entre outros.

A união dos trabalhadores nos Sindicatos também tem pautado, ao longo dos anos, a luta em defesa da democracia, contra o autoritarismo e na construção de um país mais justo e igualitário.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região faz parte dessa história há 59 anos e hoje representa mais de 1.200 trabalhadores em 45 municípios. Além de fortalecer as campanhas nacionais, o SEEB/VCR tem atuado firmemente na defesa dos direitos e interesses dos funcionários.

A conjuntura não tem sido fácil para a categoria. Por um lado, os ataques do governo federal – com as reformas trabalhista e previdenciária, e projetos como a MP 1045 – têm favorecido exclusivamente a retirada de direitos e a precarização das relações de trabalho. Do outro, as instituições financeiras promovem, diariamente, demissões e fechamentos de agências, expondo os funcionários a metas abusivas, sobrecarga de trabalho e o risco do adoecimento físico e mental.

Mesmo assim, a categoria tem sido fundamental para a sociedade. Em meio à pior crise econômica e sanitária dos últimos anos, o trabalho das bancárias e bancários garantiu o pagamento do Auxílio Emergencial a mais de 67 milhões de brasileiros, além das aposentadorias e demais benefícios, diminuindo o impacto financeiro para a sociedade.

“Neste período de pandemia, pudemos comprovar na prática a importância do bancário e da bancária para o país, pois com garra e coragem enfrentamos o medo e a demora na vacinação para garantir o acesso da população aos recursos necessários para sobreviver. Demonstramos o quanto o trabalho da categoria é essencial para o país e para a sociedade, por isso, quero parabenizar a todos e todas pelo nosso 28 de agosto, Dia do Bancário”, considera Leonardo Viana, presidente do Sindicato.

Veja Mais!

Sindicato realiza pagamento da diferença da PLR para bancários do Santander

Vitória da categoria bancária! Nesta terça-feira (5), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista …