NOTA DE REPÚDIO À PREFEITURA DE VITÓRIA DA CONQUISTA E DE SOLIDARIEDADE AO ACAMPAMENTO TERRA NOBRE
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região vem a público repudiar mais um ato covarde e truculento praticado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, na madrugada do dia 09/03, quarta-feira, contra o Acampamento Terra Nobre, onde – com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal – demoliu barracos, destruiu plantações, pertences e alimentos dos assentados.
Não é a primeira vez que práticas milicianas são adotadas pela PMVC contra pessoas em condição de vulnerabilidade. Também na madrugada do dia 24 de junho de 2021, em pleno São João e sob o frio intenso, a prefeita Sheila Lemos (UB) ordenou que atacassem o acampamento. Sem o mínimo de complacência, destruíram tudo, mataram animais e quase ceifaram vidas humanas, ao jogar tratores contra os barracos.
As justificativas da chefe do poder executivo local são as mais esdrúxulas e esfarrapadas possíveis. Primeiro, no ano passado, disseram que no local seria construído o Centro de Zoonoses. Agora, mudaram o discurso e inventaram que o local é uma área de preservação ambiental.
Entre mentiras e desculpas esfarrapadas, a prefeita Sheila Lemos segue sua política de criminalizar a população carente, enquanto afaga e prestigia quem se beneficia da especulação imobiliária. Assim também foi quando sua mãe, então vice prefeita, atuou na troca entre os terrenos do antigo Clube Social e a área do município ao fundo do Shopping Boulevard, no ano de 2017, favorecendo uma construtora às custas de um prejuízo milionário para os cofres do município – conforme denúncia do atual líder do governo, na época da transação.
Ao mesmo tempo em que repudiamos as ações truculentas da prefeita, nos solidarizamos com companheiros e companheiras do Acampamento Terra Nobre, atacados de maneira covarde e truculenta por quem tem o dever de cuidar e dar providências às demandas da população desabrigada do nosso município.
Junto com o Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista e de outras entidades, o Sindicato dos Bancários de Conquista e Região seguirá acompanhando e prestando assistência ao Assentamento Terra Nobre, bem como exigindo da Prefeitura um projeto real de habitação popular que contemple as milhares de pessoas que necessitam de moradia e condições de viver com dignidade, assim como está previsto na Constituição Brasileira, em seu artigo 6º.