Home / Sindicato / Nota de repúdio contra assédio moral sofrido por jornalistas da ASCOM, TV e Rádio da UESB

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região vem a público se solidarizar com as trabalhadoras e trabalhadores de comunicação do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), da referida instituição, que denunciaram casos de assédio moral em seu local de trabalho. Dois jornalistas foram transferidos de setor por perseguição, uma profissional precisou ser afastada por diagnóstico médico de “sofrimento psicológico por causa do trabalho” e uma jornalista terceirizada foi demitida sem qualquer justificativa concreta.

Como entidade sindical, que luta por condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores e trabalhadoras, repudiamos qualquer tipo de assédio moral, sexual ou qualquer forma de opressão, perseguição, intimidação ou qualquer outra relação abusiva contra funcionários. Segundo o relato do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA), “Jornalistas foram vítimas de perseguição, alienação profissional, descredibilização, isolamento nos grupos de trabalho, intransigência com a divergência de opinião e\ou método de trabalho, além de transferências unilaterais para outros setores da universidade.”

Quando situações absurdas como estas, que foram denunciadas pelo SINJORBA, ocorrem numa instituição pública de ensino, que é mantida por toda a sociedade e que deveria servir de exemplo e farol para a comunidade, torna-se fundamental uma investigação isenta, que ocorra dentro do previsto nas diretrizes da Universidade e do serviço público, de forma isenta e sem corporativismos, com a garantia da manutenção do trabalhado e de proteção para as denunciantes, para para que as denúncias possam ser apuradas e aplicadas as devidas punições caso fiquem comprovadas as queixas.

Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, 10 de março de 2023.

Veja Mais!

Neste sábado (31) tem Feijoada dos Bancários!

Neste sábado (31), vamos celebrar a história de luta e a união da categoria na …