Hoje, o câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A próstata é uma glândula que o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto. Apesar de pequena, pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. A próstata é responsável por produzir cerca de 70% do sêmen, e a multiplicação desordenada das células da próstata resulta em câncer na glândula.
Por não apresentar sintomas facilmente notados e pela resistência do homem em se submeter ao exame do toque retal, o câncer de próstata passa despercebido até atingir um estado avançado. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença e não tem conhecimento, e as previsões são que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados e cerca de 12 mil homens morrerão em decorrência da descoberta tardia da doença.
A melhor maneira de combater o câncer na próstata é passar por exames preventivos frequentemente. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. A idade, o histórico familiar e etnia (negros são mais propensos) são fatores de risco bem estabelecidos para o desenvolvimento da patologia, que, quando presente, acarreta no endurecimento da glândula.
“As mulheres são mais cuidadosas com o corpo, os homens ainda têm receio em falar sobre certos assuntos e acabam se descuidando mais. Nós precisamos aproveitar este mês de mobilização, as ações do Novembro Azul, para alertar toda a sociedade”, aponta a diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador do SEEB/VCR, Maria Eneide.