Home / Raça e Etnia / NOVEMBRO NEGRO: SINDICATO PROMOVE ATIVIDADES CULTURAIS E DE CONSCIENTIZAÇÃO

NOVEMBRO NEGRO: SINDICATO PROMOVE ATIVIDADES CULTURAIS E DE CONSCIENTIZAÇÃO

O mês de novembro é referência na luta dos movimentos negros organizados em combate a discriminação racial e nas desigualdades sociais nas quais a população negra enfrenta diariamente no Brasil.

O mito da democracia racial, que era um senso comum da elite brasileira, foi sendo derrubada pelas estatísticas que provam que o desemprego, a precariedade da educação, a violência policial, a falta de moradia e a desigualdade de oportunidades atingem majoritariamente a população negra. Só através da luta dos movimentos organizados é que mudanças nessa realidade podem acontecer.

O reconhecimento de Zumbi dos Palmares, como um líder da resistência negra contra o regime escravocrata no Brasil, só aconteceu nos anos 70, através da luta dos movimentos negros organizados. Entretanto, somente em 21 de dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.759/2023, que declara a data como feriado nacional para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Até então, o dia era reconhecida como feriado em cerca de 1,2 mil cidades e em apenas seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.

Buscando propiciar um espaço de discussão sobre o tema, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, durante o mês de novembro, estará promovendo atividades culturais, acadêmicas e de lazer direcionada aos bancários e bancárias e a comunidade, como forma de conscientização sobre a importância das questões raciais em nossa sociedade.

Entre as ações previstas, haverá indicações de filmes e livros que visam ampliar o conhecimento sobre a cultura africana, sobre o combate ao racismo e questões relacionadas a descolonização, além de entrevistas com especialistas sobre o assunto. Para conhecer a realidade da categoria, o sindicato realizará uma pesquisa de autoidentificação. Também, no dia 22 de novembro, o sindicato promoverá um evento cultural, com palestras e coquetéis, voltado para à conscientização da data.

O diretor de raça e etnia do SEEB/VCR, Carlos Augusto, destaca que: ‘‘Neste mês de novembro, o momento é de reflexão sobre o racismo que pode estar enraizado em nossas atitudes e comportamentos cotidianos. Esse preconceito é muitas vezes acionado de forma involuntária, através de uma percepção prévia do lugar do outro com base em sua tonalidade de pele, tipo de cabelo ou forma de se vestir. O sociólogo Jessé Souza enfatiza que o racismo está na raiz de todos os processos de dominação historicamente estabelecidos no Brasil, permanecendo velado em diversos discursos nos campos social, religioso, nas relações de trabalho, entre outros. O combate a essas práticas devem ser feitas diariamente, através da percepção de suas sutilezas e do enfrentamento, sempre que necessário. Isso é responsabilidade de todos, sempre.’’

Veja Mais!

STF frustra manobra da oposição ao estender validade de cotas para concursos

Faltando poucas semanas para o fim da validade da lei que estabelece cotas de 20% …