Home / Caixa Econômica / Novo ACT sobre o Saúde Caixa já está valendo

Novo ACT sobre o Saúde Caixa já está valendo

O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico sobre o Saúde Caixa entrou em vigor no dia 1º de janeiro. O documento foi assinado no dia 31 de dezembro, por representantes da Caixa e dos bancários. O acordo negociado garante a continuidade do plano em condições que preservam direitos fundamentais dos empregados e empregadas da Caixa.

Confira os principais pontos do ACT:

Reajuste zero nas mensalidades

Conquistado pela mobilização e pressão da categoria, este é um dos pontos centrais da negociação, pois mantém os percentuais pagos pelos trabalhadores e trabalhadoras e seus dependentes, preservando a participação atual (3,5% sobre o salário do titular e até R$ 480,00 por dependente). Esse resultado evita o repasse dos crescentes custos médicos e assistenciais ao bolso dos usuários em um contexto de forte inflação médica no país.

Preservação do modelo de custeio e limites de participação

O acordo mantém as regras de coparticipação e os limites máximos estabelecidos, como o teto anual de R$ 3.600,00 por grupo familiar e o pacto intergeracional e de mutualismo, pilares que garantem a sustentabilidade solidária do plano.

Ampliação da abrangência do plano

Foi aprovada a possibilidade de inclusão de filhos até 27 anos como dependentes, ampliando a proteção das famílias dos empregados e empregadas da Caixa.

Acordos complementares de custeio

A partir da assinatura do aditivo, as contribuições patronal e dos empregados incidentes sobre valores pagos em ações judiciais de natureza salarial serão vertidas ao Saúde Caixa, fortalecendo a base financeira do plano sem onerar ainda mais os usuários.

Compromissos para medidas estruturantes em 2026

O banco e a representação dos trabalhadores definiram que, ao longo do ano que vem, serão debatidas medidas estruturantes para garantir sustentabilidade e qualificação do plano, incluindo mesa permanente de negociação, com retomada já prevista para fevereiro.

Veja Mais!

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Falta de transparência, critérios injustos e pressão sobre trabalhadoras e trabalhadores estão entre as principais …