Home / Antiga / O negro no mercado de trabalho

O negro no mercado de trabalho

""Samuel Souza – BNB / Itapetinga

Gostaria que todos os negros e as entidades que nos representam tenham a consciência de procurar por nossos direitos. O homem não deve ser julgado ou avaliado por sua cor ou raça, mas sim por sua personalidade e seu caráter. Infelizmente, alguns negros que têm se destacado no cenário nacional e internacional se tornaram vítimas de preconceito, como o jogador Daniel Alves, lá na Espanha, e recentemente nós vimos os torcedores do Grêmio hostilizando o goleiro Aranha. Nós estamos em 2014, ainda há pessoas com falta de educação e há preconceito contra raça, mas somos todos iguais.

Valéria Correia – CEF/ Vitória da Conquista ""

O negro ainda é minoria em todo o mercado de trabalho, e isso reflete uma disparidade muito grande de condições. Mas essa realidade já foi muito pior. Se não fosse dado o primeiro passo muitas conquistas não teriam sido alcançadas e, de repente, eu nem faria parte dessa categoria. Minha agência, por exemplo, não deve ter 10% de funcionários negros, e isso é discrepante. A relação das cotas tem que ser observada por uma ótica mais ampla. O primeiro cenário que “o negro se distancia do branco” é na capacitação, no acesso à educação e vejo que quando tivermos acesso à mesma educação, desde a base, essa questão será superada.

"" Marcos Fernandes – BNB / Itapetinga

Com muito orgulho exaltamos nossas origens africanas e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural, buscando maior participação e cidadania para os afro-brasileiros. Sou contra as cotas em concurso. Somos todos iguais em uma seleção e todos estamos em teste em um mesmo processo de formação. É inquietante lidar com conhecimento e com educação em nosso país, uma vez que nossos governantes vão pela contramão do caminho certo. Não se trata de ofertar cotas a este ou àquele grupo, se trata de medir a capacidade deste ou daquele indivíduo, porque somos todos iguais.

 

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "