Estamos vivendo em uma conjuntura de extrema dificuldades para a classe trabalhadora, onde o desemprego atinge níveis alarmantes, reduzindo o poder de negociação dos trabalhadores e diminuindo as perspectivas de um futuro melhor. Nesse cenário é comum que se busque cada vez mais soluções individualizadas, esquecendo que foi através das lutas coletivas que conquistamos todos estes direitos que agora estão sendo retirados sem nenhuma discussão com os principais envolvidos.
Em momentos como esse, as tentativas de defender individualmente os interesses é tudo que o patrão deseja, ou seja, a competição dentro da própria classe, enfraquecendo ainda mais o seu poder reivindicatório. Quando as crises do sistema apresentam o seu lado mais cruel, que é a briga individual pela sobrevivência, é fundamental que exista as instituições representativas da classe trabalhadora. São elas que através da organização serão os pilares para manter a esperança, canalizando os anseios e as frustações para transformar em resistência e ação de combate à retirada de direitos e avançar na conquista de melhores dias.
Nos seus 55 anos de existência o SEEB/VCR tem o papel de aglutinador dos bancários na luta por melhores condições de trabalho e vida. Se em momentos da história a entidade não representou verdadeiramente os interesses dos seus filiados, em outros foi determinante para a organização, e a união da classe trabalhadora no exercício de um papel de transformações da realidade social e política.
Parabéns aos trabalhadores que cotidianamente constroem e fortalecem o seu Sindicato, instrumento essencial na conquista de melhores dias para todos.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "