Nilsana Rocha
CEF/Barra do Choça
O ocupa Brasília foi importante para demonstrar o descontentamento com as reformas apresentadas por este governo golpista e todo o poder da força popular. Enquanto ato político, foi uma das maiores experiências da minha vida participar desse momento histórico construído pela sociedade através de seus diversos agentes: os movimentos sociais, sindicatos, estudantes e tantos outros que fortalecem a luta. Apesar da violência policial desproporcional com os manifestantes que estavam ali de maneira pacífica em sua maioria, vejo como vitorioso este ato de resistência de tal modo que seguiremos lutando até derrubar este governo ilegítimo e instaurar novas eleições diretas no país. Aos colegas que ainda não se conscientizaram dos rumos do país, que integrem a luta, pois só com a mobilização de toda a sociedade poderemos barrar a retiradas de direitos e avançar como um país mais justo.
Iristela Barcelar
Bradesco/Vitória da Conquista
A situação em Brasília foi muito tensa, com uso de bombas de gás lacrimogêneo, ameaça vindas de helicópteros e até mesmo armas de fogo, mas nem isso conseguiu calar as milhares de pessoas que lá estavam, lutando em defesa de direitos adquiridos ao longo desses anos e para fazer denúncias em uma busca por um sistema de governo decente. Com isso podemos perceber que só uma sociedade atenta, organizada e disposta a lutar é capaz de evitar seu esmagamento pela máquina capitalista. A manifestação do dia 2 de maio ficou registrada na história do país como uma das maiores já ocorridas na cidade sede do governo federal e demonstra o potencial da classe trabalhadora em traçar os rumos para construção de uma sociedade digna para nós trabalhadoras e trabalhadores.
Rafael Couto
CEF/B. Brasil
O ocupa Brasília nasceu para mostrar a indignação da população em relação às reformas e à corrupção explícita do governo Temer. Momentos de acirramento como esses demonstram como é latente a luta de classes em nosso país: de um lado os trabalhadores e do outro os políticos com a sua proteção policial. Fomos recebidos com repressão e bombas de gás da PM, mas conseguimos levar uma mensagem de repúdio ao governo golpista. Foi fazer parte, juntamente com outros colegas de Conquista e região, deste momento histórico. Fora Temer e leve suas reformas junto!