Os bancos em atividade no Brasil são os mais lucrativos, rentáveis e sólidos do mundo. Os dados comprovam. As principais organizações financeiras obtiveram lucro líquido de mais de R$ 50 bilhões entre janeiro e setembro de 2017. Resultado que ainda vai crescer, com o acumulado até dezembro.
As ações das empresas também estão entre as mais rentáveis do mundo, aponta a consultoria Economática. O líder nacional, o Santander, teve as ações valorizadas em 40%. O banco ocupa a quarta colocação global.
Embora esteja mais sólida do que nunca, a empresa impõe aos funcionários uma política completamente arbitrária. Além das metas, ainda tenta retirar direitos. Sem falar no aumento abusivo do plano de saúde.
Outro brasileiro na lista, o Bradesco, viu as ações valorizarem 33% e agora ocupa a 10ª posição do ranking mundial. Mas, assim como o Santander, pratica uma política de arrocho contra o trabalhador.
Outro gigante do setor muito conhecido por castigar os bancários, o Itaú, ficou em 13º lugar. Embora sejam rentáveis e lucrem muito, todos os bancos citados na pesquisa também estão entre os que mais demitem, assediam e precarizam o atendimento à população.
Fonte: SBBA