Atualmente, o Câncer de Mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. No entanto, quando diagnosticado e tratado precocemente as chances de cura aumentam de forma expressiva.
É fundamental a realização do autoexame das mamas como forma de prevenção. Mas, não deve ser a única forma de diagnostico precoce. A mamografia feita anualmente é importante para um diagnostico completo e mais eficaz.
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada 2 anos acompanhando do exame clinico anual, já para as mulheres de 40 a 49 a recomendação é a realização do exame clinico anual, e a mamografia quando surgir alguma alteração.
Para as mulheres que se encaixam na classe de risco elevado, é indicado iniciar os exames aos 35 anos de idade. Fazem parte da classe de risco:
- Mulheres com histórico familiar de câncer de mama de primeiro grau antes dos 50 anos;
- Mulheres com caso de câncer bilateral (quando existe a presença de nódulos nos dois seios) ou de ovário em qualquer idade;
- Pessoas com histórico familiar de câncer de mama masculino entre outros sinais.
Para além disso, profissionais da saúde recomendam hábitos de vida saudável e sempre consulte um médico com periodicidade como forma de prevenção.
Bancárias fiquem atentas!
Participem dessa campanha, realize o autoexame e não deixe de consultar o médico regularmente.