Uma noite marcada por reflexões sobre o combate ao racismo e a valorização da cultura negra reuniu participantes no evento promovido pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região nesta sexta-feira (22).
Sob o tema “Novembro Negro: Cultura. Identidade. Resistência”, o evento destacou palestras, entrevistas e apresentações culturais que celebraram a ancestralidade e promoveram o diálogo sobre questões cruciais para a luta antirracista.
A professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Gal Novato, especialista em história e memória afro-brasileira, conduziu uma palestra sobre “Racismo Religioso no Ambiente de Trabalho”, trazendo à tona a importância da defesa da diversidade religiosa e do respeito nos espaços de trabalho.
Além disso, a ocasião contou com a exibição da entrevista com a Yalorixa Ya Rosa d’Oxum, do terreiro Ilê axé alaketu OMI Ogbá, sob o tema ‘’Terreiro: lugar de tradição e afeto’’. Também foi realizado a entrevista com o professor Uelber Barbosa, doutorando em serviços sociais e professor de capoeira, sobre o tema ‘’Capoeira: Patrimônio e elemento da identidade’’.
A programação cultural foi enriquecida pela música de Marlua e Banda, que embalaram a noite com um repertório vibrante, e um coquetel tradicional que incluiu acarajé.
Carlos Augusto, diretor de raça e etnia, destaca que: ‘’O evento reafirmou o compromisso do Sindicato em promover a reflexão e o diálogo sobre as questões raciais, contribuindo para a valorização da história e da cultura negra na sociedade, trazendo a tona questões do racismo que muitas vezes estão enraizadas de forma sutil nos nossos comportamentos diários’’.