Home / Raça e Etnia / Palestras e ancestralidade marcam o evento “Novembro Negro: Cultura. Identidade. Resistência”

Palestras e ancestralidade marcam o evento “Novembro Negro: Cultura. Identidade. Resistência”

Uma noite marcada por reflexões sobre o combate ao racismo e a valorização da cultura negra reuniu participantes no evento promovido pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região nesta sexta-feira (22).

Sob o tema “Novembro Negro: Cultura. Identidade. Resistência”, o evento destacou palestras, entrevistas e apresentações culturais que celebraram a ancestralidade e promoveram o diálogo sobre questões cruciais para a luta antirracista.

A professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Gal Novato, especialista em história e memória afro-brasileira, conduziu uma palestra sobre “Racismo Religioso no Ambiente de Trabalho”, trazendo à tona a importância da defesa da diversidade religiosa e do respeito nos espaços de trabalho.

Além disso, a ocasião contou com a exibição da entrevista com a Yalorixa Ya Rosa d’Oxum, do terreiro Ilê axé alaketu OMI Ogbá, sob o tema ‘’Terreiro: lugar de tradição e afeto’’. Também foi realizado a entrevista com o professor Uelber Barbosa, doutorando em serviços sociais e professor de capoeira, sobre o tema ‘’Capoeira: Patrimônio e elemento da identidade’’.

A programação cultural foi enriquecida pela música de Marlua e Banda, que embalaram a noite com um repertório vibrante, e um coquetel tradicional que incluiu acarajé.

Carlos Augusto, diretor de raça e etnia, destaca que: ‘’O evento reafirmou o compromisso do Sindicato em promover a reflexão e o diálogo sobre as questões raciais, contribuindo para a valorização da história e da cultura negra na sociedade, trazendo a tona questões do racismo que muitas vezes estão enraizadas de forma sutil nos nossos comportamentos diários’’.

Veja Mais!

Sindicato segue com entrega de brindes pelo Dia do Bancário

Na manhã desta sexta-feira (5), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista …