Home / Realidade Bancária / Permanecer sentado é o novo fumar

Permanecer sentado é o novo fumar

A médica Rita Raman, neonatologista pela Universidade de Oklahoma, alertou, no 21° Congresso Brasileiro de Nutrologia, realizado no ano passado, que “ficar sentado é o novo fumar”. Pode parecer chocante, entretanto, o sedentarismo é a quarta causa de morte no mundo, e, mesmo que faça exercícios, se a pessoa ficar sentada por muito tempo, como no caso dos trabalhadores bancários, por exemplo, além de danos à saúde da coluna e musculatura, aumenta o risco de problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até câncer.
Recentemente, o bancário Ludson Queiroz viveu uma experiência em que um problema de saúde foi agravado rapidamente devido a hábitos laborais comuns nas agências bancárias. “Sofri uma lesão muscular na panturrilha em um jogo de futebol, que evoluiu para uma trombose venosa profunda e, por consequência, evoluiu para tromboembolismo pulmonar, tudo isso no intervalo de um mês e meio. De acordo com os médicos, essa evolução foi agravada pelo fato de trabalhar por muito tempo sentado, dificultando, assim, a circulação sanguínea. Nós, bancários, ficamos tempo demais sem nos levantarmos e isso compromete demais a nossa saúde”, relata.
Adotar novos e simples hábitos podem fazer toda diferença na busca por mais qualidade de vida. “É preocupante o fato de bancárias e bancários passarem tantas horas por dia sentados devido às atividades desempenhadas. A Norma Regulamentadora 17 prevê uma pausa de 10 minutos para cada 50 trabalhados nas atividades de processamento eletrônico de dados, entretanto, além de não atender a orientação médica de modo suficiente, não é acatada pelos bancos. Levantar-se a cada 30 minutos, para atender um telefone, tomar água, ir a um banheiro mais distante ou simplesmente ficar em pé, mesmo que parado, são atitudes que parecem pequenas, mas se tornam de grande valor para os cuidados com a saúde durante a jornada de trabalho”, destaca a diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador do SEEB/VCR, Giovania Souto.

Veja Mais!

Crise oculta no setor bancário: Metas agressivas e jornadas extremas afetam a saúde mental dos bancários

Na última semana, bancários do Bank of America, segundo maior banco dos Estados Unidos, denunciaram …